top of page
  • Black Instagram Icon

Mais vale tarde do que nunca. (03/04)

  • Foto do escritor: Descomplica Blog
    Descomplica Blog
  • 3 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualmente é extremamente difícil fugir à temática da pandemia da Covid-19. Quer falemos de política, economia, saúde, cultura, outro tema pertinente, tudo tem um “Q” de SARS-CoV-2. Precisamos, portanto, de boas notícias e aqui têm uma delas.

Já há algum tempo que se abordava a possibilidade de realizar autotestes à Covid-19. Não só se tornou possível, como foi anunciado na passada quarta-feira que irá abranger parafarmácias também. O que é que isto significa? Significa que os testes rápidos já podem ser realizados autonomamente, sem ser exclusivo a profissionais de saúde e significa também que parafarmácias como a Well’s ou a vertente farmacêutica do Pingo Doce já os podem vender no mercado. Ainda assim, é preciso alguma cautela e ver atentamente as instruções de utilização antes de utilizar o produto por se tratar de uma questão de saúde extremamente importante.

Ainda sobre a pandemia, mas na vertente política

Surgiu esta semana o “conflito” entre o governo português e o presidente da República. Em causa estão três diplomas aprovados em Parlamento com voto contra unicamente do PS, que visava aumentar os apoios sociais. António Costa referiu que “lei é lei” e, portanto, recorreu ao Tribunal Constitucional alegando que Marcelo Rebelo de Sousa não respeitou a Constituição portuguesa. Não é algo comum para os portugueses ver o governo e a presidência da República em discórdias, mas a verdade é que poderá ser um processo moroso cujas consequências recaem em quem mais necessita destes apoios.

Economia

E porque não há apenas boas notícias, no início deste mês de abril numa altura em que António Costa discursou sobre a questão dos apoios sociais, surgem as dificuldades em executar o presente Orçamento de Estado e perspetivar o próximo. Para o governo o custo adicional de 40 milhões de euros em apoios sociais é uma despesa inexequível. No entanto, há outras despesas de grande dimensão que complicam a vida aos portugueses com uma proporção de 2,5 mil milhões de euros e que poderá não ter retorno, nem a curto nem a médio-prazo. A TAP, o Novo Banco e as PPP são as despesas de maior risco segundo alguns cálculos do “Dinheiro Vivo” com base em dados revelados pelo Conselho das Finanças Públicas.

No mundo

No continente africano, mais concretamente em Moçambique, continuam a fugir pessoas da vila de Palma em direção a outros distritos com medo das consequências do terrorismo. No passado dia 24 de março, um grupo terrorista jihadista invadiu a área onde se encontra a petrolífera Total de origem francesa num projeto de exploração de gás natural. Isto obrigou a empresa multinacional a suspender as operações e obrigou também à fuga de milhares de pessoas com medo dos ataques terroristas. Já foi confirmada a morte de dezenas de civis e é mais uma das tragédias que o povo moçambicano tem sofrido nos últimos anos.

Depois de quase uma semana em manobras para desencalhar o enorme navio porta-contentores Ever Given, o navio foi desencalhado e pode-se retomar a circulação no início desta semana. Já se encontravam pelo menos 369 embarcações em fila de espera no Canal do Suez que estava bloqueado pelo cargueiro. São boas notícias para a economia europeia e mundial. O Canal de Suez que é um dos diversos chokepoints mundiais, revelou ser mesmo um ponto de estrangulamento para as economias que dependem do fluxo de mercadorias que atravessam todos os dias o Mar Vermelho e/ou Mar Mediterrâneo.

No desporto

As seleções portuguesas estão mais uma vez de parabéns. Ainda na luta pela qualificação para o campeonato do mundo de futebol, Portugal venceu o Luxemburgo por 3-1 com golos de Diogo Jota, João Palhinha que se estreou a marcar pela seleção A e por Cristiano Ronaldo, que desta forma fez o 103º golo com as cores portuguesas. Em sub-21, o jogo brilhante entre Portugal e Suíça terminou com a vitória portuguesa por 3 bolas a 0, colocando desta forma Portugal nos quartos-de-final do Europeu de futebol.

Cultura

Por último, mas não menos importante, surge a boa notícia de que o festival da Eurovisão que se realizará nos Países Baixos em Roterdão, poderá ter público na sala de eventos. Conta-se com 3500 espetadores que têm todos de apresentar teste de PCR negativo à Covid-19 para marcar presença num dos mais prestigiados eventos de música a nível europeu. Caso não se recorde de uma notícia que apresentámos sobre a música portuguesa eleita a representar Portugal na Eurovisão, relembramos que serão os The Black Mamba com “Love is On My Side” que representarão as cores portuguesas.

E ficamos por aqui, este é um fim-de-semana bastante celebrado na cultura portuguesa, mas vamos ser responsáveis e comer todos os ovos da páscoa nas nossas casa para a segurança de todos.

Beijinhos!


Equipa Descomplica

Comments


bottom of page