top of page
  • Black Instagram Icon

Mais vale tarde do que nunca. (15/05)

  • Foto do escritor: Descomplica Blog
    Descomplica Blog
  • 15 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

Bem-vindos mais uma vez à nossa rúbrica do “Mais vale tarde do que nunca”. Esta semana, à semelhança de todos os nossos posts, procuramos destacar aquelas que para nós são as principais notícias da semana. Sempre com o propósito de vos descomplicar a vida!

No desporto, esta semana o Sporting recebeu no estádio de Alvalade o Boavista e sagrou-se campeão da liga NOS, depois de vencer a partida por 1-0. O golo foi da autoria de Paulinho e deu asas ao tão esperado título de campeão nacional, 19 anos depois do último. Foram milhares os adeptos sportinguistas que saíram às ruas por todo o país e, sobretudo, em Lisboa junto ao estádio de Alvalade e no Marquês de Pombal. Ainda durante o tempo de jogo, foram vários os adeptos que se envolveram em confrontos com a Polícia de Segurança Pública (PSP) que se viu obrigada a disparar balas de borracha. Depois do período de festejos, a Direção-Geral da Saúde aconselhou os adeptos que marcaram presença no Marquês de Pombal a cumprir 14 dias de cuidados acrescidos em relação à Covid-19, de modo a diminuir possíveis contágios.

O mundo da cultura ficou mais pobre esta quinta-feira. A atriz Maria João Abreu faleceu aos 57 anos, vítima de um aneurisma cerebral. A atriz estava internada em Almada, no Hospital Garcia de Orta, na sequência de várias intervenções cirúrgicas que a deixaram em coma induzido. Os quase 40 anos de carreira de Maria João Abreu foram relembrados por colegas de profissão, amigos e família da atriz na televisão e redes sociais.

Ainda no âmbito da política, o deputado da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo propôs esta semana um projeto de lei para o regresso gradual de público a eventos desportivos a partir de 19 de abril. A proposta foi aprovada por maioria em parlamento, apenas com voto contra do Partido Socialista e com a abstenção do PAN. Os restantes partidos votaram a favor no projeto de lei, que eventualmente significará um regresso à normalidade.

Um país que tem causado alguma preocupação à Organização Mundial da Saúde (OMS) é a Índia pelos elevados níveis de contágios por SARS-Cov-2 e teve uma magnitude tão grande, que desencadeou uma nova variante, a variante indiana. Apesar de existirem nove casos da variante indiana em Portugal, a boa notícia é que até ao momento não há qualquer evidência de transmissão comunitária. Esta variante junta-se à lista de variantes de Covid-19 em Portugal, juntando-se à do Reino Unido, África do Sul e Brasil. Uma melhor notícia é que na passada sexta-feira não se registaram novamente, quaisquer mortes por Covid-19 no nosso país.

Um caso polémico na vertente económica e desportiva é o do presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira. No início desta semana, o presidente e empresário foi ouvido em parlamento a propósito de uma comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco. A audiência decorreu no âmbito das várias audições que os deputados estão a fazer aos maiores devedores do banco, colocando Luís Filipe Vieira em segundo lugar na lista dos devedores. Da esquerda à direita, houve questões dos deputados da Assembleia da República ao empresário, que por diversas vezes referiu o esquecimento como justificação.

A principal notícia internacional da semana leva-nos ao Médio Oriente, mais concretamente ao território de Israel e Palestina. Os desacatos entre seis famílias palestinianas e alguns judeus num bairro de Jerusalém Oriental desencadearam uma onda brutal de violência entre os dois países. O conflito já é historicamente conhecido desde a formação do Estado israelita e o novo foco de conflito não parece que vá terminar tão cedo como se esperaria. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu referiu esta sexta-feira que os ataques à organização terrorista Hamas continuarão e que só vão parar quando todas as organizações terroristas estiverem anuladas. O primeiro ataque surgiu dos Hamas através de mísseis em direção a Israel, ainda que a maior parte esteja a ser bloqueado pelo sistema antimísseis israelita, “Cúpula de Ferro”. Segundo a BBC, o número de mortes já se aproxima das 100 vítimas, sendo que a maioria se encontra na Faixa de Gaza.

Da nossa parte é tudo esta semana, mas não se preocupem…na próxima semana estamos de volta.


Beijinhos!

Equipa Descomplica



Comments


bottom of page