top of page
  • Black Instagram Icon

Mais vale tarde do que nunca. (08/05)

  • Foto do escritor: Descomplica Blog
    Descomplica Blog
  • 8 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Bem-vindos, mais uma vez ao “Mais vale tarde do que nunca”. Esta semana as notícias passam pelo desporto motorizado, a polémica sobre o caso “Zmar” ou o número de peregrinos que rumam a Fátima para as celebrações de 13 de maio. Esperemos que os nossos destaques da semana estejam de acordo com as vossas preferências porque deste lado tentamos sempre dar o nosso melhor.

Em relação ao campo político em Portugal, esta semana surgiram severas críticas ao caso “Zmar” em Odemira. Em causa estão 30 migrantes que trabalhavam no setor agrícola daquela região de Beja, que devido a um surto da Covid-19 tinham de cumprir isolamento obrigatório segundo as normas da DGS. No entanto, a decisão do governo português em realojar os migrantes não foi considerada a mais adequada, visto que o complexo turístico “Zmar” integra 160 habitações privadas. Desta forma, a requisição civil instaurada pelo Estado quebrou o direito à propriedade privada, alegam partidos como o CDS-PP, Iniciativa Liberal, CHEGA! e PSD. O advogado dos proprietários do Zmar também condenou veementemente a situação, reforçando a ideia de “invasão à propriedade privada”.

Na vertente económica, estatísticas da Autoridade Tributária revelam que em 2019 cerca de 40% dos portugueses que entregaram o IRS receberam menos de 10 mil euros por ano. As estatísticas evidenciam também que há mais “ricos” a declarar rendimentos, mostrando dados positivos, ainda que de certa forma preocupantes. Quem suporta o IRS são cerca de metade dos portugueses e em escalões mais altos encontram-se longe de escalões noutros países da União Europeia.

Na temática da religião católica, esta semana cada vez mais peregrinos caminham ou deslocam-se até Fátima. Todos os anos à exceção de 2020 representam milhares de peregrinações ao maior centro religioso de Portugal, com data marcada anualmente para 13 de maio. Ainda que seja um ano mais positivo do que o anterior para as celebrações religiosas em Fátima, a lotação ainda é limitada a 7500 pessoas pelo Santuário de Fátima que refere que ainda não há condições para acolher todos os fiéis.

No mundo da pandemia, os números de casos e de mortes relativas à Covid-19 na Índia são cada vez mais preocupantes. A nova onda pandémica fez com que se registasse pela primeira vez um número superior a 4 mil mortes diárias, elevando o valor para 238 270 mortes desde o início da pandemia. Apesar dos números terem aumentado nos últimos dias, o governo indiano decidiu manter-se afastado de um novo confinamento.

No desporto, um dos jogos mais decisivos da liga espanhola decorreu este sábado entre Barcelona e Atlético Madrid. O jogo entre as duas equipas terminou empatado a 0 e pode ter deixado caminho livre para o terceiro classificado Real Madrid, que vai defrontar o Sevilha na próxima jornada futebolística. Nos motores elétricos da Fórmula E, o piloto português António Félix da Costa venceu este sábado a corrida no Mónaco depois de uma ultrapassagem fantástica na última volta. Félix da Costa é o campeão em título e desta forma somou mais uma vitória no Mundial de Fórmula E.

Por hoje é tudo, não percam as novidades que por aí vêm.

Beijinhos!

Equipa Descomplica

Comments


bottom of page