top of page
  • Black Instagram Icon

Mais vale tarde do que nunca. (10/04)

  • Foto do escritor: Descomplica Blog
    Descomplica Blog
  • 10 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Bem-vindos a mais um “Mais vale tarde do que nunca”. Se acabaste de chegar, todos os sábados trazemos aquelas que consideramos ser as notícias com maior destaque da semana. Vamos a isso?


No campo da justiça

Na passada sexta-feira, dia 9 de abril, surgiu um dos casos mais mediáticos de sempre em Portugal. O ex-primeiro-ministro José Sócrates foi ao Campus de Justiça de Lisboa devido ao processo Operação Marquês para saber se iria a julgamento e quais crimes prosseguiriam. A decisão instrutória do juiz Ivo Rosa definiu que Sócrates irá a julgamento “apenas” por branqueamento de capitais e falsificação de documento. Todo o caso causou imensa indignação na opinião pública e dos mais diversos partidos políticos, isto porque a decisão do juiz excluiu todos os crimes de corrupção alegadamente cometidos por José Sócrates. Segundo o artigo 1º Base do imposto presente no Portal das Finanças, o IRS “incide sobre o valor anual dos rendimentos (…) mesmo quando provenientes de atos ilícitos”. De uma forma sucinta, o juiz Ivo Rosa considerou que os crimes de corrupção prescreveram e por ser capital proveniente de crimes, não tem necessariamente de ser declarado à Autoridade Tributária.

Agora na área das finanças e por falar em IRS, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais referiu que há uma boa hipótese de no final da segunda semana de abril, iniciarem-se os reembolsos do IRS. É uma boa notícia para os milhões de portugueses que anualmente declaram os seus rendimentos à Autoridade Tributária e que passam por momentos complicados devido à pandemia. Em relação a uma medida paralela que é o IVAucher, o secretário de Estado afirma que não é para já, justificando o atraso com as limitações que a pandemia impõe.

Sobre a família real

Também no dia 9 de abril, o Reino Unido e o mundo receberam a notícia de que faleceu o príncipe Filipe aos 99 anos. O marido da rainha Isabel II já tinha sido internado em fevereiro deste ano por recomendação do médico da família real por precaução. Não se esperou foi que o tempo de internamento se prolongasse tanto e a 2 meses de cumprir os 100 anos de vida, o príncipe morreu pacificamente deixando uma marca notável nos corações de milhões de pessoas.

No desporto

O Futebol Clube do Porto perdeu na Liga dos Campeões na última quarta-feira por duas bolas a zero frente ao Chelsea. Na primeira mão dos quartos-de-final, o Porto fica com uma missão complicada para o próximo jogo frente aos londrinos. Neste caso o fator “casa” não é significante, já que o estádio onde decorreu o jogo foi o do Sevilla, assim como acontecerá na próxima fase da eliminatória.

Novidades na cultura

Uma boa notícia para os milhões de fãs da série Friends chega-nos esta semana. Depois de diversos adiamentos por causa da pandemia da Covid-19, o episódio especial da série será gravado na próxima semana, com estreia prevista para maio. Isto significará milhões de dólares para cada um dos atores, estimando-se que cada um receberá de três a quatro milhões. Estes valores são justificáveis pela dimensão da série e pelo impacto que tem em todos os fãs de Friends no mundo.

No mundo

Para terminar, surgiu esta sexta-feira a triste notícia daquilo que é a continuação de uma série de violações aos direitos humanos na China. Nos últimos meses levantam-se cada vez mais novidades e segredos obscuros do que acontece na região noroeste de Xinjiang na China e que infelizmente, ainda não está mediatizado a uma larga escala. No dia 9 de abril, dois ex-funcionários da Educação e da Justiça daquela região foram condenados à morte com acusações de separatismo e corrupção. É mais uma prova dada para o mundo do que acontece na China, que demonstra o poder ditatorial do governo comunista chinês em relação à região noroeste do país. Ambos os funcionários são membros da etnia uigur que vive em Xinjiang e que nos últimos meses têm sido alvo de repressão, tortura e morte.

Ficamos por aqui, até para a semana.

Beijinhos.


Equipa do Descomplica.

Comments


bottom of page