top of page
  • Black Instagram Icon

Mais vale tarde do que nunca. (17/04)

  • Foto do escritor: Descomplica Blog
    Descomplica Blog
  • 17 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Bem-vindos a um “Mais vale tarde do que nunca”. Com a correria do dia-a-dia é possível que te tenha escapado alguma notícia importante durante esta semana. Para te facilitar o trabalho, aqui tens destacadas algumas das notícias que consideramos ser as mais importantes da semana.

No que toca à Covid-19

As boas notícias continuam a chegar à maioria do país. A terceira fase do plano de desconfinamento avança, tal como tinha sido previsto anteriormente. Entre as diversas reaberturas e regressos à normalidade, destacam-se o regresso às aulas dos estudantes do ensino secundário e ensino superior, os restaurantes, cafés e pastelarias poderem receber entre 4 e 6 pessoas no máximo nas suas esplanadas e casamentos e batizados com 25% de lotação máxima. O plano de desconfinamento está, no entanto, em stand by para 6 concelhos que não avançam para esta fase do plano, juntamente com outros 4 concelhos que voltam à fase anterior do plano.

Na vertente política

Surgiu esta semana uma nova polémica devido ao alegado uso de moradas falsas por parte de 10 deputados da Assembleia da República. O Ministério Público já pediu levantamento de imunidade parlamentar para que os 10 deputados possam ser constituídos arguidos. Em causa está o possível crime de peculato que resulta no recebimento de subsídios de deslocação aos quais não teriam direito. A maioria dos deputados são do PS e PSD, ainda assim a polémica estende-se à deputada Sandra Cunha do BE e ao João Almeida do CDS. Até ao momento, João Almeida foi o único que reagiu veemente ao caso através das redes sociais, apontando o dedo ao MP.

No espectro económico

Chegou-nos esta semana a notícia de que o governo prevê uma nova injeção de 430 milhões de euros no Novo Banco, de acordo com o Programa de Estabilidade. Segundo o documento apresentado, esta é uma medida única e extraordinária. Além do Novo Banco, foi também revelada uma nova injeção de capital para a TAP de 970 milhões que o governo classificou como sendo uma medida temporária, prevendo retorno financeiro até 2023.

No mundo

No passado dia 16 de abril, a Rússia anunciou que vai expulsar 10 diplomatas norte-americanos da Federação Russa depois de no mesmo dia os EUA anunciarem um conjunto de novas sanções financeiras em direção à Rússia. A decisão é a mais recente evidência das tensões que têm aumentado entre os dois países. Além disto, surge também a notícia de que a Rússia intercetou um avião de reconhecimento dos EUA no oceano Pacífico. Terá sido um ato deliberado por parte da Federação Russa como forma de resposta às sanções americanas.

No desporto

Telma Monteiro sagrou-se campeã europeia de judo pela sexta vez. A atleta do SL Benfica foi medalhada com ouro depois de vencer a eslovena já em tempo extra. No desporto motorizado, este fim de semana é do MotoGP em Portugal. O Autódromo Internacional do Algarve recebe mais uma prova do campeonato do mundo de MotoGP com um gosto especial para o piloto português Miguel Oliveira. O Grande Prémio 888 de Portugal marca também o regresso do 8 vezes campeão do mundo, Marc Márquez depois de mais de 1 ano de paragem devido a uma lesão grave.

Na cultura

As notícias são as melhores e as piores. O plano de desconfinamento avança com a reabertura de cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculo, significando que o setor cultural pode voltar ao ativo depois de várias semanas de espera. Uma notícia menos positiva surgiu esta sexta-feira. A atriz Helen McCrory faleceu aos 52 anos vítima de cancro. É uma péssima notícia para os milhões de fãs da atriz que deu o seu enorme contributo na saga Harry Potter ou na série Peaky Blinders por exemplo.

Ficamos por aqui esta semana. Desfrutem de mais um fim de semana primaveril cheio de boas energias e sem complicações.

Beijinhos!


Equipa Descomplica.



Comments


bottom of page