Mais vale tarde do que nunca (20/03)
- Descomplica Blog
- 20 de mar. de 2021
- 4 min de leitura
Mais um sábado, mais um “Mais vale tarde do que nunca”. Como sabes a equipa do Descomplica não quer que te falte nada e por essa mesma razão, trazemos as notícias que para nós tiveram maior destaque ao longo desta semana. Diariamente, somos inundados de notícias e não é fácil fazer um curto apanhado do que aconteceu nas diferentes áreas, aquilo que para nós pode ser mais relevante não tem de ser necessariamente para ti. Mas vamos lá ao que interessa!
Sobre a pandemia da Covid-19
Em Portugal, a vacina da AstraZeneca volta a ser utilizada após ter sido decretada a suspensão da mesma. Haveria suspeitas de efeitos secundários preocupantes, tal como coagulação do sangue, ainda que sejam casos raros. Neste sentido, a Agência Europeia do Medicamento e mais tarde a OMS, vieram alertar publicamente que a relação risco-benefício é positiva e, portanto, cada governo deve retomar o processo de vacinação.
No desporto
Esta semana realizou-se o sorteio para os quartos-de-final da Liga dos Campeões e o Futebol Clube do Porto vai defrontar os londrinos do Chelsea. É de destacar a diferença orçamental entre os dois plantéis, sendo o do Chelsea superior em larga margem. Ainda no desporto, Portugal venceu a França em andebol e qualificou-se para os Jogos Olímpicos em Tóquio. Além de ter sido selada a passagem através de um golo no último segundo, esta qualificação surge depois do falecimento do guarda-redes Alfredo Quintana, o que trouxe um maior peso emocional.
Na política
Esta semana surgiu a polémica depois do Partido Social-Democrata de Rui Rio ter proposto que “os políticos tenham de declarar todas as organizações a que pertencem”. Uma das organizações, que outrora foi das mais secretas em Portugal, a Maçonaria, opôs-se fortemente a esta proposta e o PS concordou, gerando críticas de Rui Rio na sua página da rede social “Twitter” em relação a esta temática.
Na cultura
A pandemia veio afetar em larga escala o setor da cultura, tanto em Portugal como no mundo. Sendo um setor pouco ligado à vertente digital, estão na maioria dos casos limitados às regras de confinamento e, portanto, há quebras de rendimentos enormes. Neste sentido, diversos diretores de espaços museológicos destacaram a necessidade de haver uma ligação do digital ao presencial, caso contrário, arriscamo-nos a perder conhecimento e património a nível internacional. O papel dos museus num “mundo a ruir” foi o que mais se destacou do debate online promovido pela UNESCO, onde diversos diretores de museus realçaram a importância de realizar exposições online.
No mundo da economia
Durante esta semana surgiram diversas manifestações da empresa “Groundforce” em vários pontos do país, chegando mesmo à Assembleia Legislativa da Madeira. Em forma de protesto, os trabalhadores pediram que se assegurassem os postos de trabalho da empresa, pedindo auxílio ao governo português. Nesta perspetiva, surgiu uma notícia referindo que depois de ter sido estabelecido um acordo entre a TAP e a Groundforce, iriam ser transferidos 7 milhões de euros. Esta transferência gerou alguma revolta nas redes sociais, visto que tinham sido anunciados investimentos exorbitantes na TAP por esta se encontrar falida financeiramente.
No mundo
Sobre a pandemia da Covid-19 no mundo, lamenta-se o somatório de óbitos e de novas infeções registadas nas últimas 24 horas no Brasil. Todos os países têm passado por momentos graves ao nível da saúde e o Brasil além de não ser exceção, é também exemplo disso mesmo. Foi um dos piores dias para o país da América Latina e aumenta o lamentável destaque de segundo país mais afetado pela pandemia no mundo, somente atrás dos EUA. Os estados federais do Brasil que concentram maiores números de infeções são as maiores áreas populacionais, destacando-se por exemplo, São Paulo ou Minas Gerais.
Esta sexta-feira entrou em erupção um vulcão na montanha Fagradalsfjall, na Islândia, a cerca de 30 quilómetros de Reiquejavique que é a cidade-capital. Apesar do risco envolvido, não há quaisquer vítimas, nem risco associado aos habitantes de algumas áreas nas proximidades. Como é um fenómeno natural que afeta dois aeroportos internacionais (Reiquejavique e Keflavik), pela primeira vez em alguns anos, foi decretado o alerta vermelho para voos no país. É de destacar que devido à atividade sísmica registada na península onde se encontra o vulcão, ocorreram mais de 40 mil sismos só no último o mês, o que é um valor elevado face à média de 3 mil terramotos por ano na Islândia.
A fofoca da semana
Foi no passado sábado na gala do Big Brother- Duplo Impacto que a ausência de Ana Garcia Martins, mais conhecida como A Pipoca Mais Doce se fez sentir. A justificação dada aos telespectadores foi que a comentadora estaria doente, mas a verdade é que esta ausência não se ficou pela gala, mas também pelas suas redes sociais. A onda de preocupação dos seus seguidores levou a que a blogger reagisse com uma publicação “Pausa. A vida segue quando tiver de seguir. Obrigada pela vossa preocupação. Até já”, escreveu Pipoca mais Doce no seu Instagram.
Curiosidade
Sabias que caso te apeteça comer 50 bananas estarás exposto à mesma dose de radiação de um raio-X feito a um dente? É verdade, as bananas são radioativas, mas não te assustes e come com moderação.
Hoje terminamos com esta curiosidade sobre este fruto, que ainda vai dar muito que falar. Fica atento às nossas redes sociais para descobrires.
Beijinhos!
Equipa Descomplica
Comments