Mais vale tarde do que nunca. (24/04)
- Descomplica Blog
- 24 de abr. de 2021
- 4 min de leitura
Bem-vindos mais uma vez ao “Mais vale tarde do que nunca”. Para quem é novo aqui e não teve oportunidade de ler esta nossa rúbrica nos últimos sábados, nós reunimos aqui uma série de notícias que na nossa perspetiva são as mais importantes da semana. Desde a política ao desporto ou da economia ao panorama internacional, o objetivo é sempre o mesmo: manter-vos informados, sempre com informação fidedigna.
Partindo da política em Portugal, no início desta semana o ministro das Infraestruturas e o secretário de Estado das Infraestruturas apresentaram a construção do Plano Ferroviário Nacional. Espera-se que em 2022 esteja concluída a redação deste plano, que promete para já fazer ligações Lisboa-Porto em menos de 2 horas em 2030 e reabrir a Linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda. Ainda assim, o distrito de Bragança está inicialmente excluído do plano apresentado. Segundo os especialistas presentes no debate desta última segunda-feira, o plano é promissor e virá a aumentar a competitividade das ferrovias no transporte de mercadorias.
Um tema que é transversal à sociedade são as recentes notícias sobre os eventos-piloto. Segundo o Ministério da Cultura, os dois primeiros eventos culturais de teste estão marcados para a próxima semana na área exterior do Altice Fórum Braga com 400 pessoas. Será um primeiro evento com a plateia sentada em 400 lugares e um segundo evento no dia seguinte (dia 30 de abril) com mais 400 pessoas, desta vez em pé. Ambos os eventos foram aprovados pelas duas entidades responsáveis, ou seja, pelo Ministério da Cultura e pelo da Saúde.
Por falar em saúde, desde o dia 22 de abril da presente semana que é possível efetuar o pedido online de agendamento para o processo de vacinação. Caso esteja a ler este texto e tenha 65 ou mais anos, ou então caso conheça alguém desta faixa etária, fique a saber que é possível realizar o pedido de agendamento para uma primeira inoculação da vacina contra a Covid-19. Desde que foi lançado o formulário no sítio da Direção-Geral de Saúde que já se realizaram mais de 50 000 pedidos de agendamento. É um processo simples que começa pela data de nascimento, passa por indicar um local próximo de si e data de vacinação, até que fica a saber o dia de agendamento.
Em relação à vertente económica, os dados da Eurostat mostram que Portugal foi um dos países mais poupados durante o período pandémico do ano de 2020. É uma boa notícia e uma má notícia ao mesmo tempo. Por um lado, a oposição poderá levantar dúvidas sobre até que ponto não seria necessário ter-se gastado mais durante um período de extremas dificuldades económicas. Por outro, significa que houve algum controlo da despesa pública e essa moderação em gastos poderá ser positiva a médio-prazo. Desta forma, o rácio da despesa pública portuguesa (48,4%) ficou abaixo da média da zona euro (54,1%).
No setor da cultura, a ministra da Cultura afastou as críticas de que os apoios aos artistas culturais foram tardios e insuficientes. Em entrevista à TSF, Graça Fonseca reconheceu que este setor e os seus profissionais foram dos que mais sofreram devido à pandemia da Covid-19 e admitiu que não podiam alcançar 100% da comunidade. A verdade é que as críticas ainda são muitas sobre a eficácia dos apoios ao setor cultural e os impactos económicos na vertente cultural afetou imensas famílias.
No desporto, esta semana surgiu uma das maiores polémicas em relação ao futebol europeu. Já existiam rumores de uma possível liga elite europeia, possivelmente fundada pelos clubes mais abastados da Europa. Foi então a partir do passado domingo e durante os dias seguintes que surgiu a Superliga Europeia, fundada inicialmente por 12 clubes (6 britânicos, 3 espanhóis e 3 italianos) aos quais se juntariam mais 3 clubes, ou seja, o PSG de França e o Bayern e o Dortmund da Alemanha. O cabeça-de-lista no plano para a formação desta alternativa à Liga dos Campeões da UEFA era Florentino Pérez, presidente do Real Madrid e que certamente se terá vindo a arrepender. Dizemos arrepender porque na última quinta-feira confirmou-se que o projeto não avançaria, depois da desistência da grande maioria dos clubes fundadores. Após milhares de críticas dos fãs e até mesmo ameaças judiciais da UEFA, a Superliga Europeia desapareceu tão rápido como surgiu.
No espectro internacional, no dia de ontem chegou-nos a notícia da morte de 130 migrantes que se afogaram no mar Mediterrâneo, ao largo da costa da Líbia. Desde a porta-voz do Alto Comissariado para os Direitos Humanos das Nações Unidas até à Organização Internacional para as Migrações (OIM), levantaram-se fortes críticas que acusam as políticas de alguns países de não respeitar o direito internacional e humano. A SOS Méditerranée (ONG) também lamentou a morte das 130 pessoas e referiu que além do Ocean Viking, mais três navios mercantes realizaram buscas de salvamento mas sem sucesso, isto depois dos migrantes terem enfrentado ondas de 6 metros em embarcações frágeis. A OIM denunciou veemente a atitude dos países do Mediterrâneo em não acudir mais rapidamente as vítimas, referindo que apelaram durante dois dias para que os Estados ajudassem, ainda que sem efeito.
Da nossa parte é tudo esta semana, aguardem por mais novidades no blog nos próximos dias.
Beijinhos!
Equipa Descomplica.
Commentaires