Mais vale tarde do que nunca (27/03)
- Descomplica Blog
- 27 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Bem-vindos a mais um “Mais vale tarde do que nunca”. Como é habitual e nunca é demais relembrar, destacamos uma série de notícias que marcaram a semana e que talvez possas ter perdido com a correria da vida.
Na Política
Esta quinta-feira o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa decretou a renovação do estado de emergência até dia 15 de abril. A votação em parlamento ao novo estado de emergência contou com votos a favor do PS, PSD, CDS-PP e PAN, juntamente com a abstenção do BE. Com votos contra a renovação do estado de emergência destacam-se o PCP, PEV, o Chega! e apesar de não ter estado presente o deputado da Iniciativa Liberal, anunciou que é contra. Este foi o 14º decreto de estado de emergência desde o início da pandemia e está marcado pela Páscoa. Depois de um período natalício seguido da pior fase da pandemia para Portugal, a Páscoa está em perspetiva e com medidas mais restritivas, especialmente durante a próxima semana.
Na Europa
Destacamos mais uma má notícia em relação à vacinação na União Europeia. A UE tem revelado dificuldades no que toca à vacinação no âmbito do combate à pandemia da Covid-19. Os Estados-membros não encontram termos de entendimento na distribuição de um lote de 10 milhões de doses extra da Pfizer, tendo causado discórdia entre alemães e austríacos depois da Áustria ter exigido numa reunião do Conselho Europeu receber uma quantidade maior destas vacinas. No topo do desentendimento encontra-se a chanceler alemã Angela Merkel, que relembrou que é importante manter a divisão racional das doses dos fármacos.
Na economia
Talvez seja mesmo a notícia do mês no âmbito da economia: navio encalhado no canal do Suez causa prejuízos e milhões de perdas. No passado dia 22 de março, um navio porta-contentores gigante encalhou num dos pontos mais importantes do planeta no que toca a tráfego de mercadorias. O Canal de Suez com cerca de 5km é conhecido por ser um ponto de estrangulamento por ser imensamente estreito e igualmente importante. Depois do navio encalhar, traduziu-se em milhares de prejuízos para inúmeras empresas e já está a aumentar a fila para cerca de 200 navios em espera para avançar. Neste momento a solução passa por atravessar outras rotas de navegação internacional, mas já se fez sentir o efeito nas bolsas de valores europeias e noutros pontos do mundo.
No tema da cultura
Esta semana surgiu a polémica relativa à apropriação cultural de uma estilista norte-americana que copiou a tradicional camisola de Póvoa de Varzim. A estilista Tony Burch já fez um pedido de desculpas oficial aos portugueses, revelando que pensou apresentar uma camisola inspirada em Baja no México. Ainda assim, o Ministério da Cultura revelou que pretende avançar com meios judiciais contra a estilista norte-americana depois deste episódio. O fator de património cultural que é cada vez mais debatido, é a razão apresentada por Graça da Fonseca, Ministra da Cultura, para justificar um eventual processo judicial. Ainda na cultura, todos os anos a UNESCO declara imensos bens como património imaterial mundial. Este ano não sendo exceção, o governo francês apresentou a baguete como candidata ao Património Cultural Imaterial da UNESCO. É um ícone da gastronomia francesa e certamente do mundo.
No desporto
Destacamos três notícias importantes na nossa opinião. Portugal enfrentou o Azerbaijão no passado dia 24 de março e saiu vitorioso com o resultado final em 1-0. O golo que foi de certa forma insólito, deu a vitória a Portugal. Em sub-21, a seleção portuguesa bateu os croatas também por 1-0, num jogo muito renhido. Nos desportos motorizados, este fim-de-semana estreiam-se as temporadas de 2021 em MotoGP e Formula 1. No Qatar já decorre o primeiro Grande Prémio do campeonato do mundo de MotoGP, com especial destaque para o piloto português Miguel Oliveira que fez a mudança para a KTM Factory Racing nesta época. Em F1 a batalha dar-se-á no Bahrain, podendo significar o oitavo título da carreira de Lewis Hamilton que neste momento está igualado com Michael Schumacher. Por falar no nome Schumacher, o filho do heptacampeão Mick Schumacher estreia-se pela primeira vez em F1 depois de ter sido campeão em F2 na época passada.
Curiosidade
Para terminar as notícias da semana, terminamos com mais uma curiosidade sobre as nossas amigas bananas. Sabias que as bananas podem ajudar a combater a depressão? Uma das proteínas da banana, tem a capacidade de produzir serotonina e tem o poder de te relaxar a vida. Por isso já sabes, come bananas e segue o descomplica para seres mais feliz!
Beijinhos.
Equipa Descomplica
Comments