top of page
  • Black Instagram Icon

Não vamos permitir que seja uma utopia.

  • Foto do escritor: Descomplica Blog
    Descomplica Blog
  • 8 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Fazendo uma curta retrospetiva pela história da luta pelos direitos das mulheres, podemos começar em 1908, quando 1500 mulheres saíram à rua protestando pela igualdade económica e política do país, sendo que a 28 de fevereiro de 1909 se oficializou o Dia da Mulher nos Estados Unidos da América. Foi em 1910 que a socialista alemã Clara Zetkin propôs a criação de uma jornada anual de manifestações pela igualdade de direitos sem que fosse atribuído um dia em específico. No ano de 1911, com o incêndio numa fábrica em Nova Iorque onde 130 mulheres morreram desencadearam-se manifestações por todo o mundo pelos direitos da mulher. Mas foi a 8 de março de 1917, que 90 mil mulheres na Rússia se manifestaram contra o Czar Nicolau II numa luta contra as más condições de trabalho, e foi assim que a data se consagrou. Após vários anos e com o crescimento do movimento feminista, é em 1975 que a que a Organização das Nações Unidas oficializou este 8 de março como o dia de todas as mulheres.

Neste ano de 2021, tudo o que temos deve-se à luta de várias mulheres que unidas lutaram para que nos dias de hoje as mulheres também sejam líderes, escolham o que querem vestir, com quem querem ficar e não vivam oprimidas. Mas esta não é uma a realidade de todas, em diferentes partes do mundo existem mulheres que continuam a ser privadas da sua liberdade. Nós, acreditamos que um mundo onde todas as mulheres são livres não é uma utopia, mas sim um caminho ainda longo, mas que pouco a pouco se vai encurtando. Sororidade é para nós a melhor palavra para o dia de hoje, vamos apoiar-nos sempre, a vitória de uma representa a vitória de toda a humanidade.

Que daqui a uns anos, o dia 8 de março seja a representação da liberdade e da igualdade de todas as Mulheres e não apenas de uma parte delas.

Um feliz dia das Mulheres a todas vocês. 💛


Equipa Descomplica

Comments


bottom of page